«

»

jun 05

Você sabe qual a importância do alongamento?

Muitos acham que alongar-se é uma bobagem, vão para academia com a intenção de emagrecer e não se preocupam com a parte mais importante dos exercícios. Abaixo irei explicar o porquê e qual a importância do alongamento.

 

a53cd640b28ee86abe40c3e0b64df935

 

Alongamentos são exercícios físicos para manter ou desenvolver a flexibilidade.

 

O alongamento é uma das mais importantes categorias de exercícios que podem ser prescritos para manter e restaurar o equilíbrio normal em cada uma destas estruturas: O músculo, a fáscia, o tendão e o ligamento. Ou seja, a importância do alongamento nada mais é para evitar lesões musculares e ajudar o atleta a obter um melhor desempenho nos exercícios que pratica.

 

 

 

 

 

Como funciona o alongamento?musculos

Auxilia no músculo e nas articulações com maior elasticidade, possui um recrutamento melhor, e uma menor chance de lesões.

O alongamento pode ser utilizado como manobra terapêutica, e para aumentar o comprimento de tecidos moles que estejam encurtados, podendo desta forma ser definido também como a técnica utilizada para aumentar a extensibilidade músculo-tediosas, e do tecido conjuntivo Peri articular, de tal modo contribuindo para aumentar a flexibilidade articular, e fazendo com que os músculos suportem mais pressão.

 

Quais os benefícios do alongamento?

A pessoa que se alonga consegue sem dúvida treinar melhor, além de possuir a capacidade de se recuperar mais rápido e se lesionar bem menos.

E como benefícios, eles aumentam a nossa flexibilidade, melhorando a postura e preparando a musculatura antes do treino para desacelerar o corpo depois dele.

 

Estudos revelam que os exercícios de alongamento, sem uso de carga-mantidos durante 60 segundos, com intervalos de 30 segundos, aumentam o comprimento do musculo e a da massa muscular.

ginastica-Os alongamentos são muitos importantes para uma boa condição física, uma pessoa consegue ficar sem trabalhar a flexibilidade, mas com certeza terá alguma lesão seria posteriormente.

O alongamento deve progredir de maneira crescente, e de acordo com a necessidade de cada um. Claro, para quem está agora iniciando, saindo da vida sedentária, querendo emagrecer e achar que fazer exercícios sem necessidades de fazer um alongamento é normal, precisa entender que o alongamento interfere muito, pois a sua melhoria condicional, melhora consideravelmente com alongamentos, ante e depois de exercícios.

Não importa se você vai correr, caminhar, nadar, patinar, ou fazer musculação, comece hoje a praticar alongamentos, e verá uma grande melhoria para seu corpo, agora para quem já pratica exercícios e sabe, ou já teve algum tipo de  lesão ocasionada por falta do alongamento, tenho certeza que serviu como experiência e nunca mais vai permitir essa situação de acontecer.

O alongamento corrige a postura, massageia os órgãos e aumenta o bem estar, além de aliviar dores e liberar hormônios,  também reduz riscos de lesões, alivia a tensão e melhora o desempenho no esporte.

 

Alongar antes ou depois das atividades físicas?

Antes e depois, sendo antes com menor intensidade e duração. Pois durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que tem seu comprimento e sua flexibilidade aumentados. Assim, preparam-se os músculos, que ficam protegidos dicas-de-alongamento-e-exercicios-anti-braco-126205-1 (1)de possíveis lesões além de fazer que seu desempenho seja potencializado.

Depois da atividade física, o alongamento ajuda novamente a estirar as fibras musculares, que se contraíram durante os exercícios, contribuindo para o relaxamento.

Para aqueles que não fazem exercícios, existe também alongamento laboral, é realizado no ambiente de trabalho, em pleno expediente. A ginastica laboral visa melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e, até mesmo algumas outras doenças.

A atividade varia de duas a três vezes por semana, com exercícios de 7 a 15 minutos de duração, e pode trazer diversos benefícios tanto para o funcionário, quanto para a empresa.

Os exercícios são compostos por alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e inferiores.

Os tipos são diferentes para cada função exercida pelo trabalho. É uma atividade de baixa intensidade e ocorre em um curto período de tempo, assim, não cansa e não sobrecarrega ninguém.

Alongue seu copo relaxe sua mente.

Gostou deste artigo, compartilhe e leia nossos outros artigos, melhorando assim sua qualidade de vida.

ok

Clique Aquiperda-de-peso

Gostou? Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>