«

»

mar 16

Suplementos Alimentares

Atleta, profissional ou amador, consome suplementos alimentares. Mas existe dúvidas sobre a qualidade desses produtos, se eles são saudáveis e necessários ao organismo.

Na verdade, sendo uma pessoa que pratica exercícios físicos regularmente, ingerir os suplementos alimentares é uma boa ideia. Mas é necessário avaliar algumas questões antes de começar a consumi-los.

 

 

Os suplementos alimentares são indicados para qualquer pessoa que praticaacademia atividades físicas todos os dias. Estes produtos servem como um complemento à alimentação saudável, auxiliando o organismo a repor as vitaminas e minerais que são perdidos com a prática de esporte. Caso contrário, o atleta pode sentir cansaço excessivo, queda no rendimento e ter falta de nutrientes no organismo.

 

 

 

Suplementos alimentares mais indicados

No mercado existem diversas marcas e tipos de suplementos alimentares. As opções disponíveis são divididas nas seguintes categorias:

 

Repositores hidroeletrolíticos: repõem água e minerais por meio do consumo de bebidas esportivas. Contêm eletrólitos (como sódio, vitaminas, cloreto, minerais e potássio) e carboidratos;

 

– Repositores energéticos: são feitos com carboidratos e servem especialmente para dar energia ao atleta;

 

– Alimentos proteicos: possuem uma grande quantidade de proteínas, necessárias para a recuperação muscular do atleta;

 

Alimentos compensadores: servem como complementos à alimentação e possuem uma grande quantidade de elementos, como minerais, carboidratos, vitaminas, gorduras e proteínas;

 

Aminoácidos de cadeia ramificada: ajudam a fornecer energia ao organismo e, para isso, concentram grande quantidade dos aminoácidos leucina, valina e isoleucina. Como estes aminoácidos trabalham com processos anabólicos, ajudam a reduzir o cansaço nos exercícios de longa duração.

 

academia

 

Estes produtos podem alterar o metabolismo. Por  isso, é indicado consultar um nutricionista para ter  uma alimentação adequada e poder ter um resultado  melhor. Assim, somente um profissional da área da  saúde pode indicar se os suplementos alimentares  são saudáveis e necessários no seu caso.

 

 

 

Basicamente, o que o profissional vai avaliar é a sua alimentação regular, para chegar à conclusão de quantos nutrientes e vitaminas ingere e o que pode ser necessário para você ter um desempenho melhor nos exercícios.

Também é importante lembrar que o consumo em excesso de suplementos alimentares pode ocasionar o aumento da pressão arterial (se os produtos e/ou a alimentação contiverem muito sódio) ou até mesmo gerar o aumento de peso (quando há muito consumo de carboidratos).

 

Outros tipos de suplementos alimentares

Além das categorias listadas anteriormente, existem alguns outros tipos de suplementos alimentares, que também podem ser saudáveis e necessários, mas têm outras funções. Justamente por isso, podem ser perigosos se não forem consumidos com orientação médica. São eles:

 

Termogênicos: ajudam a acelerar o organismo. Geralmente, têm alta concentração de cafeína e podem alterar o funcionamento do organismo de quem está consumindo este produto, podendo causar, inclusive, efeitos colaterais. Auxiliam especialmente na perda de peso e na redução da gordura do corpo.

 

Antioxidantes: antioxidantes ajudam a manter o organismo mais jovem e limpo. Eles são especialmente necessários para atletas, porque, ao praticar atividades físicas, são liberados radicais livres, que aceleram o envelhecimento e podem causar doenças, como câncer. Assim, os suplementos antioxidantes podem eliminar os radicais livres do organismo.

 

Hormonais: aceleram a produção hormonal do organismo, mas o uso desenfreado está trazendo muitos malefícios a diversos atletas. São bastante perigosos por modificarem muito o organismo e requerem acompanhamento médico.

 

academia

Riscos

Os suplementos alimentares também podem trazer riscos a quem os consome, especialmente se a pessoa tem alguma condição especial permanente ou temporária. Os cuidados devem ser levados em consideração pelas grávidas e fumantes,é recomendado que qualquer pessoa consulte um médico antes de começar a consumir os suplementos alimentares.

 

Entre os problemas que podem aparecer estão doenças graves, como o câncer, e problemas no nascimento da criança (caso das grávidas). Por isso, consulte um especialista, veja se os suplementos alimentares são saudáveis e necessários no seu caso e siga a recomendação médica.

okClique Aquicrack

Gostou? Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>