Dieta Dukan: Perca peso sem fazer esforço

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você procurou por dieta Dukan, é porque quer emagrecer de forma rápida e sem precisar fazer esforço?

A Dieta Dukan permite isso.

Na verdade, tudo o que você precisa fazer é seguir a alimentação indicada em cada fase e fazer pelo menos 20 minutos de caminhada todos os dias.

Seguindo estas orientações, você conseguirá alcançar o peso que tanto deseja em poucas semanas. Viu como é simples?

 

Como funciona

A Dieta Dukan é dividida em duas possibilidades:

A clássica e a escada nutricional.

A diferença entre estas etapas é que a Dieta Dukan clássica oferece perda de peso rápido, enquanto que a escada nutricional é focada na reeducação alimentar.

Isso permite um emagrecimento equilibrado e constante, apesar de ser em menor intensidade.

Independentemente do estilo que você escolher, existem quatro princípios básicos:

Peso ideal, caminhada, farelo de aveia e 100 alimentos.

O peso ideal é importante para saber onde se quer chegar. Este item leva em consideração 11 fatores diferentes:

Peso atual, peso mínimo, peso desejado, peso máximo, sexo, altura, herança genética, número de gestações, número de dietas já realizadas, idade e ossatura.

A caminhada é importante porque é um exercício aeróbico e, portanto, ajuda a queimar gordura.

Dependendo da fase da Dieta Dukan em que você encontra-se, precisa fazer determinado tempo de caminhada, que dura entre 20 e 30 minutos.

Por sua vez, o farelo de aveia tem grande quantidade de fibras, ajudando a aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a quantidade de açúcares absorvida pelo organismo, estimulando o intestino e eliminando calorias.

Os 100 alimentos são aqueles permitidos pela Dieta Dukan, que fornecerão energia ao organismo ao mesmo tempo em que aceleram a redução de calorias pelo organismo.

 

Fases da Dieta Dukan clássica

A Dieta Dukan clássica possui quatro etapas, sendo elas:

Ataque: permite que a pessoa consuma 66 tipos de proteínas diferentes à vontade. Você não precisa passar fome; basta comer aquilo que é permitido.

Nesta etapa, a perda de peso pode variar de 1,5 kg a 5 kg no período de dois a sete dias. Recomenda-se ingerir 1,5 colher (sopa) de farelo de aveia por dia e fazer 20 minutos de caminhada.

Cruzeiro: junto às proteínas, esta segunda fase inclui 34 tipos de legumes à vontade. Em média, perde-se 1 kg por semana.

Esta fase tem uma duração que varia de acordo com o total de peso que você pretende ter, sendo que se deve seguir esta etapa por sete dias a cada quilo que se deseja eliminar.

Ou seja, se você quer perder 10 kg, esta fase deve durar 10 semanas. A quantidade de farelo de aveia a ser ingerida por dia é de 2 colheres (sopa) e deve-se fazer 30 minutos de caminhada.

Consolidação: esta etapa é mais simples, porque a restrição alimentar é menor. Por isso, além das proteínas e legumes, são inseridos na alimentação frutas, pão, queijos, feculentos (cereais, leguminosas e tubérculos) e pode-se ter uma “refeição de gala” até duas vezes por semana.

A refeição de gala é completa, com entrada, prato principal, sobremesa e pode-se até mesmo beber vinho.

Ainda deve-se ingerir o farelo de aveia, na quantidade de 2,5 colheres (sopa) e fazer 25 minutos de caminhada todos os dias. Na Consolidação não há perda de peso, mas esta etapa deve ser seguida durante 10 dias por cada quilo perdido.

Estabilização: pode-se comer o que quiser, desde que esteja de acordo com o equilíbrio alimentar. Na Estabilização, assim como na fase anterior, não há emagrecimento, mas é necessário seguir a recomendação alimentar pelo resto da vida. Assim, deve-se consumir 3 colheres (sopa) de farelo de aveia e fazer caminhada por 20 minutos todos os dias.

 

Escada nutricional

Esta divisão da Dieta Dukan utiliza a ideia de uma escada para sua progressão. Cada degrau é correspondente a um dia da semana e a cada dia são incorporados novos alimentos.

No último dia da semana é realizado um jantar de gala. Assim, o objetivo é conseguir a reeducação alimentar e a perda de peso gradual. Confira os dias da semana:

Segunda-feira: somente proteínas.

Terça-feira: inclusão de vegetais.

Quarta-feira: pode-se consumir frutas.

Quinta-feira: pães podem ser adicionados à dieta.

Sexta-feira: os queijos entram na alimentação.

Sábado: são inseridos amidos e carboidratos.

Domingo: refeição de gala com champanhe ou uma taça de vinho.

A escada nutricional é voltada especialmente para pessoas que ganharam peso desde a última dieta realizada, que querem perder poucos quilos ou que preferem emagrecer de forma tranquila.

O problema é que a maioria sente dificuldade em manter restrições alimentares, que são vegetarianos ou não conseguem comer muita proteína animal e que querem perder de 1 a 2 kg por semana de forma saudável.

 

Se você gostou da Dieta Dukan, comece a segui-la agora. É muito simples e fácil e você poderá perder peso de forma saudável e sem precisar fazer muito esforço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *