«

»

set 25

Como Perder Peso Amamentando

O período de amamentação é uma fase que a mulher ainda está se adaptando às mudanças que ocorreram no seu corpo, assim como também em sua rotina diária.

É uma fase de muitas dúvidas do que se pode comer, do que não se deve comer. Assim como dúvidas referentes aos exercícios físicos.

Portanto o objetivo deste post é de tentar esclarecer ao máximo essas dúvidas, de forma que a mulher possa conseguir uma boa forma nesta fase tão maravilhosa em sua vida e ajudar também como perder peso amamentando.

amamentando2

Realmente existe um mito sobre a amamentação , cada um fala uma coisa, se comer isso diminui o leite, se comer aquilo aumenta a produção de leite.

Mas a verdade é que para você perder peso durante a fase de amamentação é necessário 3 fatores:

  • Alimentação equilibrada
  • Atividade física
  • Descanso

Você que é mamãe de primeira viagem deve estar pensando…isso é impossível! Mas quero te dizer que sim isto é possível, é apenas uma questão de organização e estabelecimento de rotinas diárias que facilitaram sua vida.

 

A melhor fase para emagrecer  

Se você tem leite e amamenta o seu filho, você é uma grande privilegiada, primeiro porque está garantindo o melhor alimento para o seu filho e segundo que você está com a faca e o queijo na mão para um emagrecimento rápido.

Estudos já comprovaram que a amamentação é a principal responsável pela perda de peso no pós-parto, pois  para  o corpo produzir em torno de meio litro de leite, o corpo da mamãe chega a gastar cerca de 900 kcal.

carboidratos

Se você mantiver uma alimentação equilibrada, balanceada em termos dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gordura boas) e adequarem termos de quantidade as calorias ingeridas, os depósitos de gordura serão mobilizados para dar energia para a produção do leite e, com isso, ocorre a redução gradual do peso corporal.

Mas você já deve ter ouvido falar de mulheres que engordaram durante o período de amamentação.

Isso ocorre porque muitas mulheres ainda acreditam que para produzir leite elas têm que comer muito, senão elas ficaram fracas ou o leite será “fraco”, e por conta disso comem sem parar.

ansiedade

Outras mulheres engordam nesta fase devido a uma ansiedade, a maternidade, as tarefas, as obrigações levam estas mulheres a um estado de extrema ansiedade e assim , elas acabam descontando na comida.

Por isso as mulheres que engordam nesta fase, elas têm que aprender a melhor administrar o seu tempo e sua ansiedade e se controlar e adotar uma alimentação equilibrada.

 

Dieta na fase de amamentação 

A dieta pós-parto é um fator essencial para a perda de peso da mamãe. O recomendado seria que logo após o nascimento do bebê, ela deve iniciar um acompanhamento nutricional, com um profissional da área.

Mas caso por algum motivo ela não tenha condição de fazer este acompanhamento, nem tudo está perdido, neste caso a melhor dieta para quem acabou de ter um filho é a que chamamos de alimentação saudável, planejada com alimentos de todos os grupos alimentares, dando sempre, preferência aos alimentos naturais, e preparados de forma a preservar o seu valor nutricional.

alimento saudável

Nesta fase a mulher deve estar atenta, poisa produção do leite provoca modificações fisiológicas no seu organismo. De forma que o seu corpo passa a ter uma maior necessidade de um aumento de consumo total dos nutrientes.

Por esse motivo, a dieta no período da lactação não pode ser restritiva demais, pois ela deve suprir as necessidades maternas, com 2.200 kcal por dia, e também a quota para a produção láctea.

Segundo os nutricionistas o recomendado é que as mães tenham um acréscimo de 330 kcal por dia, totalizando 2.530 kcal.

Sendo assim uma dieta equilibrada deve fornecer em torno de 2.530 Kcal, o que passar disso com certeza será acumulado no corpo na forma de gordura.

 

Atividade física no período de amamentação

Há ainda um mito sobre a influência do exercício físico sobre a amamentação.Algumas mulheres preocupam-se com o fato de o exercício
poder afetar de forma adversa a produção do leite e, consequentemente, o
crescimento e desenvolvimento do bebê.

As pesquisas atuais têm demonstrado que no que se refere à prática de exercícios físicos, na grande maioria das vezes são recomendados,  devido aos seus benefícios,

atividade fisica para mãe

O que pode ocorrer é que quando a atividade física é intensa e de longa duração, realmente pode se criar um déficit de energia significativo. Levando a mãe a um enfraquecimento e fadiga.

Outro questionamento que muitos fazem a cerca deste assunto, se refere ao aumento do ácido lático durante a atividade física, de forma que este poderia afetar o sabor e, consequentemente, a aceitação do leite por parte do bebê.

Mas os estudos apresentados até o presente momento alegam que para que isso aconteça o exercício físico também deve ser muito intenso e duradoura como exercícios de preparação de atleta.

Portanto já está cientificamente comprovado, exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular de média intensidade e de curta duração não interferem na produção do leite materno.

Então queridas mamãe não tem mais desculpas para não se manter em forma nesta fase tão bonita da vida.50ReceitasParaDiabeticos

 

OK1 Clique Aqui

Gostou? Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>