«

»

abr 03

Chia,Aliada ao Emagrecimento

Algum tempo atrás,a chia começou a ser o alimento queridinho de todo mundo que faz dieta. Esta semente tem diversos benefícios e pode ajudar na perda de peso,chia,aliada ao emagrecimento,além de ter muitos nutrientes e vitaminas. Neste artigo você vai saber mais detalhes sobre a chia e como usar esta semente na sua alimentação.

O que é

A chia é uma semente mexicana que pode ter cor branca, preta ou acinzentada, sendo muito parecida com a papoula. Conforme abordado anteriormente, este alimento ganhou espaço nas dietas quando se começou a divulgar os benefícios da semente.

achia

Por ter diversos ácidos graxos poli-insaturados, proteínas, fibras e outros tipos de nutrientes, a chia consegue auxiliar na perda de peso, além de também permitir a regulação do colesterol e o fortalecimento da imunidade do organismo.

A semente também possui ômega 3 e carboidratos de baixo índice glicêmico, além de compostos fenólicos, que são antioxidantes naturais. Portanto, a chia também impede o envelhecimento precoce.

 

Benefícios

O grande benefício da chia – que também é o motivo pelo qual a semente é muito procurada – é a perda de peso. Isso ocorre principalmente por três motivos: saciedade, desintoxicação e combate à inflamação.

 

Saciedade: a chia causa essa sensação porque tem grande quantidade de fibras. Isso faz com que, quando chega ao estômago, cada semente de chia incha até 10 vezes o seu tamanho normal e forma uma espécie de gel, deixando a digestão mais lenta e a sensação de saciedade por mais tempo. O resultado é o consumo de menos quantidade de comida por porção.

 

achiaDesintoxicação: consequência do fato de possuir muitas fibras, a chia promove a desintoxicação, porque limpa o organismo com o funcionamento do intestino. Além disso, a chia ajuda a regular o funcionamento deste órgão.

 

Combate à inflamação: talvez você não saiba, mas o aumento das células de gordura é resultado de uma inflamação do organismo, o que ocasiona que o cérebro não receba mais as mensagens do organismo informando que a pessoa já comeu o suficiente.

 

 

A chia ajuda a restabelecer este processo de comunicação para o cérebro por meio do ômega 3, substância que combate a inflamação causada pela gordura.

 

Outros benefícios são a melhora dos níveis do colesterol ruim, o LDL; favorecimento das funções cardiovasculares; e regulação da pressão presente nos vasos sanguíneos, o que evita a pressão arterial alta.

 

No entanto, a semente de chia pode causar o aumento de peso se for consumida em excesso. O ideal é consumir no máximo duas colheres de sopa, sendo uma colher antes de uma das refeições e outra colher antes de outra refeição.

Para que serve a chia2

Se preferir, a ingestão pode ser feita 30 minutos antes da refeição, sendo que pode ser a semente de chia pura ou combinada com frutas.

Além disso, mesmo sendo ingerida em quantidade adequada, é necessário aliar o consumo de chia com uma alimentação saudável e a realização de exercícios físicos.

 

Como consumir

Há várias maneiras de consumir a chia na alimentação. É possível inseri-las nas saladas, sucos, sobremesas, iogurtes, molhos de saladas e outros tipos de receitas. O ideal é colocar duas colheres de sopa por dia, o suficiente para ter os benefícios e a sensação de saciedade.

 

Por ter alta quantidade de proteínas, a chia fornece aminoácidos essenciais ao organismo, como a lisina, a fenilalanina, a valina, a metionina, a isoleucina, o triptofano e a histidina.

achia

 

 

Conforme indicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é necessário consumir 50 gramas de proteínas por dia se a dieta tiver duas mil calorias. Ou seja, duas colheres de sopa de chia oferece aproximadamente 8% do total recomendado no dia.

 

Qualquer pessoa pode consumir a chia, porque não há nenhuma contraindicação. No mercado existem diversos tipos de semente de chia: em grãos (in natura), farinha e óleo.capmulha

okClique Aqui

Gostou? Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>