«

»

jan 18

Alimentação Vegetariana

Dicas,Alimentos e Receitas Para Você Se Inspirar.

Muita gente está ficando adepta da alimentação vegetariana, mas não sabe muito bem por onde começar. Por isso, ter algumas dicas e uma ajudinha nessas horas faz toda a diferença. Neste post, você vai conhecer alguns alimentos e receitas para você se inspirar, além de dicas que podem ajudar a seguir a alimentação vegetariana.

Veja aqui algumas ideias para quem quer seguir ou já aderiu:

 Dicas

Aderir à alimentação vegetariana não é tão simples quanto parece, mas, com o tempo, você vai pegando algumas dicas e consegue adaptar-se melhor a este novo estilo de vida.

vegetariana

Mude a despensa: retire tudo o que não pode mais ser consumido e depois faça compras. Aposte em grão de bico, lentilhas, ervilhas, feijões, quinoa, arroz integral, legumes, etc.

Escolha restaurantes vegetarianos quando almoçar ou jantar fora: fica mais fácil seguir a alimentação vegetariana e você pode ter ideias de novas receitas.

– Consuma mais ovos: saudáveis e nutritivos, os ovos são uma boa complementação e substituição de proteínas. O único cuidado é com o colesterol e o aumento de peso.

Ouse nas receitas: seja criativo, faça receitas novas, ouse e experimente. Não tenha medo de cozinhar pratos diferentes.

 Alimentos e receitas

Devido à ausência de carne no cardápio, a alimentação vegetariana requer alguns ajustes para evitar que o organismo tenha falta de nutrientes e vitaminas. Por isso, especialistas criaram uma pirâmide alimentar específica para os vegetarianos.

Base da pirâmide

São os alimentos que devem ser consumidos em mais quantidade. É composta por centeio, milho, aveia, arroz, gérmen de trigo e trigo. É preferível optar pelos cereais integrais.

vegetariana

 

Metade da pirâmide

É dividida em dois “andares”. No primeiro estão os alimentos que devem ser consumidos generosamente. São eles os vegetais, legumes e frutas. Já no segundo patamar estão alguns alimentos que devem ser consumidos com critério. Ou seja, eles são importantes, mas deve-se ter cuidado. Estes alimentos são os vegetais com alta quantidade de cálcio(como Brócoli),as oleoginosas(como castanhas) e as leguminosas(como Grão de Bico).

vegetariana

Topo da pirâmide

São alimentos que podem ser consumidos, mas em pequenas quantidades. Sal, açúcar e gorduras processadas fazem parte deste grupo alimentar.

vegetariana

Além disso, quem segue a alimentação vegetariana deve ficar 15 minutos ao sol todos os dias, seguindo as regras de ir ao sol antes das 10h e depois das 16h, para evitar problemas de pele.

 

Em relação às receitas,aqui vão algumas de culinária.

Confira algumas ideias:

pimentaoLegumes do mediterrâneo assados

Esta receita é ótima para o bem-estar e a qualidade de vida. Basta você usar berinjelas, pimentões, courgettes e tomates e assá-los regados a azeite.   Se quiser dar um gostinho a mais, coloque lascas de queijo pecorino.

 

cebola Chalotas caramelizadas

Chalota é um tipo de cebola menos ácida e mais  gostosa. Para fazer esta receita, cozinhe as chalotas  e acrescente castanhas parcialmente cozidas à panela. Coloque caldo de legumes. Pode servir com frutas secas ou lentilhas.

 

batata Batatas Lyonnaises

Basicamente, esta receita é composta de rodelas de  batata cozidas com cebola. Quando as batatas estiverem fervendo e um pouco mais escuras, coloque uma colher de suco de limão. Fica perfeito consumir estas batatas com berinjela recheada.


Farofa Vegetariana ou Vegana.

farofa

 

 

  • 1 xícara de farinha de mandioca crua
  • 1 xícara de farinha de milho amarela
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 cebola grande picada finamente
  • 2 colheres(chá) de azeite
  • 1 xícara de azeitonas verdes picadas
  • 1 xícara de cenoura ralada
  • 1/2 pimentão vermelho picadinho
  • 1/2 xícara de cheiro verde bem picado
  • 1 xícara de couve picada finamente
  • sumo de 1 limão
  • sal (a gosto)

 

Preparo:

Refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente e mexa bem a couve e as azeitonas picadas,acrescente o pimentão e a cenoura ralada. Tampe e deixe por 1 minuto em fogo baixo.Desligue o fogo, acrescente e mexa o cheiro verde,limão,a farinha,as uvas passas,coloque sal a gosto,está pronto é só servir e saborear.

 

  Arroz doce com banana

Sim, também há sobremesas no mundo  vegetariano. Esta receita é uma delícia e bem fácil de fazer. Pegue arroz doce em conserva ou faça um arroz doce ao estilo indiano e perfume a receita com gengibre em conserva, casca de laranja, rodelas de bananas e uvas passas. Se quiser,pode servir colocando chocolate ralado ou frutas secas.

 

Sorvete de creme(Sem leite)

  • 1 lata de leite condensado de soja
  • 2 caixas de creme de soja (usei Batavo)
  • 1 e 1/2 xícara de leite de soja (usei um da Yoki)
  • 5 gotas de essência de baunilha
  • 1 lata ou pote(400g) de achocolatado orgânico

Preparo:

  1. Bater os 4 primeiros ingredientes colocando o achocolatado orgânico gradualmente até sentir que deu aquela escurecida básica
  2. Depois coloque no pote e leve ao congeladorseios

OK1Clique Aqui                                                                                                             

Gostou? Compartilhe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>